Como surgiram as palavras?
Quando queremos nos referir a uma coisa, criamos um som que atribuímos a uma imagem:
A fonação de uma palavra nomeando um objeto associa gestos e sons a significados, e depois esta palavra é generalizada para todos os membros de uma nova classe de objetos que se parecem, mas não são necessariamente iguais.
O conhecimento é sempre transmitido por meio de repetições, ao imitar ou associar e aprender; porém não é apenas isso, porque simultaneamente ao ato de imitar ocorre todo um processamento mental que está profundamente ligado ao modo com que o cérebro identifica e arquiva na memória a informação aprendida naquele momento.
A linguagem é uma classificação e um posterior reconhecimento daquela memória; basta ter uma palavra para cada situação e o uso da sintaxe é a chave que combina os significados. Os conhecimentos adquiridos pelas experiências individuais podem ser transmitidos adiante através da comunicação verbal graças à alta complexidade da sintaxe na linguagem.
Todos os indivíduos, somando experiências, influenciam as identidades pessoais e individuais dentro de um grupo pelo seu modo de ser e de existir. Através do trabalho para garantir a própria subsistência e de sua família, nossos ancestrais asseguraram o legado das gerações futuras, com a invenção de ferramentas para morar em qualquer lugar escolhido por eles, em novos meios de vida.
O cérebro humano organiza o que conhecemos e o que reconhecemos arquivando tudo em grupos de informações. A formatação do pensamento é uma classificação dos estímulos sensoriais em um processo que nos permite montar combinações, atribuindo palavras-nomes às coisas para que possamos mais tarde utilizá-las. Ao dar um nome inventado a um conceito abstrato, este pode ser transmitido adiante como um entendimento mútuo, e em seguida configurar em uma série de formas comuns a todos nós, para fazer parte então de uma realidade construída a partir de significados coletivamente bem estabelecidos e compreendidos.
A correspondência da interpretação da realidade por duas ou mais pessoas é fundamental, mas há entendimentos e interpretações pessoais da realidade no nível linguístico: as representações linguísticas da realidade exterior e os nomes inventados dos objetos: os modelos do léxico.
Estes são modelos de estruturar e classificar os fatos que nos oferece formar a nossa própria interpretação personalizada do mundo e nos dá uma habilidade pessoal de perceber e planejar o futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seus comentários são bemvindos