Arte e Imaginação

O poder do pensamento abstrato humano deu origem à representação simbólica, à linguagem, e também à uma incrível imaginação, muito impulsionada por estas mesmas realizações intelectuais.
O pensamento abstrato humano conduziu também aos primeiros conhecimentos técnicos de alto nível, como o cálculo matemático básico e as primeiras palavras escritas, às abstrações filosóficas e à arte em forma de literatura.
Porém muito anteriormente a tudo isto, outras artes e técnicas já eram disseminadas nos grupos pré-históricos humanos que faziam pinturas, esculturas e objetos confeccionados em razão do desenvolvimento do pensamento abstrato e da imaginação.
As peças de artesanato feitas por eles eram negociadas com outros clãs e trocadas por outros objetos, fazendo surgir o primeiro comércio, não apenas de artigos de primeira necessidade, mas muito importantemente, este interesse na troca de objetos puramente decorativos e aparentemente inúteis foi decisivo em estabelecer bons contatos, a partir dos quais os participantes recebiam informações sobre o mundo e as populações vizinhas. 
A imaginação e a fantasia também tiveram um papel muito importante no desenvolvimento das ciências, uma vez que os lampejos criativos e as boas idéias que levam à boas teorias científicas são fruto da criação não necessariamente racional que, mesmo sendo genial, tudo deve ao poder da imaginação livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são bemvindos